Casa na Ribeira de Maria Afonso

Posted on
Cozinha da Casa da Ribeira com bancada e ilha com tampos de lioz, prateleira, candeeiros, loiçeiros e escaparate antigos. Pavimento em tijoleira e teto de madeira em saia camisa.
2014-2018 Estudo Prévio, Projeto de Execução e Acompanhamento de Obra

A Remodelação Arquitetónica da Casa da Ribeira foi um processo que teve a duração de cinco anos. Desde o início do projeto que nos foi dado como intenção programática fasear a obra, de forma a ter uma intervenção por ano, em que cada tempo de obra durasse, aproximadamente, três meses. A nível da intervenção nos pátios, reabilitação das fachadas, e substituição dos vãos procurou-se separar cada ano por cada uma das fachadas e respetivos espaços exteriores limítrofes. Ao nível dos interiores a intervenção compreendeu, de forma faseada, à integração de salamandra na sala comum, reabilitação dos quartos e arrumos do piso térreo, a remodelação integral das instalações sanitárias, e da cozinha.

A cozinha, um dos espaços mais importantes da casa, devido à sua centralidade e espaço de distribuição para os restantes espaços da casa ao nível do piso térreo, torna-se a peça fundamental do projeto. É necessário encontrar para a mesma uma nova identidade dentro de uma linguagem consonante com o imaginário da tipologia arquitetónica de casa senhorial. Torna-se necessário que a cozinha dialogue com os revestimentos a madeira de ‘saia-camisa’ nos tetos, a tijoleira no pavimento das namoradeiras a oferecer o remate com o pavimento em soalho, as cantarias das janelas em lioz e o pavimento do hall de entrada a mosaico hidráulico.