Ferramentas da Crítica

"Ferramentas da Crítica"

Conferência / Conference
SUSANA VENTURA, JORGE FIGUEIRA, LUÍS SANTIAGO BAPTISTA.
MODERAÇÃO GABRIELA RAPOSO
-
3ª Temporada de Arquitectura / 3rd Architectural Season
Galeria Boavista, Rua da Boavista 50, Lisboa
23.03.2016 / 19.30h
-
“Ferramentas da C​rítica” é o tema da primeira conferência/conversa inserida no programa da exposição “Modern Masterpieces Revisited” de Luís Santiago Baptista. Uma exposição que "interroga a nossa condição arquitectónica e urbana actual perante o crepúsculo da teoria" (LSB), ao mesmo tempo que nos faz questionar sobre a possibilidade de produzir um pensamento crítico através do poder mediático da imagem.

Jorge Figueira
É doutorado e licenciado em Arquitectura. Actualmente, é director do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Comissário de várias exposições e autor de vários livros incluindo Reescrever o Pós-Moderno, O Arquitecto, A noite em arquitectura. Publicou também vários textos em publicações nacionais e estrangeiras.
Susana Ventura
É arquitecta, escritora, curadora e investigadora pós-doc. Doutorada em Filosofia, especialidade de Estética e licenciada em Arquitectura pela Universidade de Coimbra.Shortlisted no Concurso Internacional para Curador-geral da 3ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, tem sido, igualmente, convidada para apresentações em várias universidades Portuguesas e Internacionais.
Luís Santiago Baptista
É arquitecto e desenvolve uma actividade multifacetada, compreendendo a prática profissional, a docência universitária, a crítica de arquitectura, o comissariado de exposições e a edição de publicações. É director da revista de arquitectura e arte, arqa.