Benandsebastian

NORDIC MINIATURE, Walk & Talk 2017 

Materiais: faia, plantas e árvores vivas, terra, água, pedra, plástico
Dimensões: variáveis

#nordicminiature

Localizada no jardim do Parque Terra Nostra, NORDIC MINIATURE reflete sobre o legado histórico do jardim e a construção do exótico dentro do paisagismo do século dezanove. A condição atual do parque é resultado de uma abordagem expansiva à história e geografia, onde espécies botânicas foram meticulosamente recolhidas de partes distantes do mundo e organizadas de forma a refletir a história colonial e também evolucionária. A obra parte da ideia do jardim como um museu, onde a curadoria de espécimes botânicas exóticas representam uma distinta visão do mundo. A perspetiva da proposta é deslocalizada para a região nórdica, cujas espécies nativas são tratadas como amostras exóticas e frágeis em exposição.
Queremos construir uma floresta de faia dentro de uma vitrine. Névoa, um riacho, um tronco decomposto. Musgo de plástico.
Até os Dinamarqueses acabaram pequenos.
O bosque esta contido por uma vitrine, o parque à sua volta é um museu. A coleção é o encontro entre o romantismo do mundo antigo e o exótico do novo mundo – Terra Nostra. A nossa terra. Palmeiras e saque.
No jardim dentro do jardim as plantas são jurássicas, de quando os continentes estava ligados: Gondwana-Azores-Laurasia. Nesta espessura de tempo, a miniatura de um bosque nórdico mantém as horas Escandinavas. Semanas de 37 horas e meia, Seven Eleven, Flexitime.
Da alvorada ao crepúsculo 5 vezes por dia, pontualmente.